Coordenação: Ana Lúcia Gomes da Silva
Vice-coordenação: Maria José Souza
Ver mais no flyer do projeto! Clica aqui

PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA BAHIA

Responsável: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – Ppgeduc/Diverso e Ana Lúcia Gomes da Silva – Mped/ Diverso/Difeba
Período: 2015-2021
Ementa: Cartografar a Profissão docente na Educação Básica do Estado da Bahia, a partir de mapeamento do perfil sociodemográfico e cultural dos docentes, formação, condições de trabalho docente e experiências pedagógicas, com a finalidade de organizar um banco de dados permanentes sobre a docência baiana. A pesquisa terá como abrangência, inicialmente, os munícios sede dos territórios de identidade Região Metropolitana de Salvador e do Território do Piemonte da Chapada. Pretendemos ainda consolidar uma rede de pesquisa colaborativa envolvendo universidades brasileiras (UEFS, UNIVASF, USP, UERJ, UFOB) e Universidade Pedagógica Nacional do México.

Financiamento: CNPq, UNEB.

PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA: formação, contextos de diversidade e práticas pedagógicas

Coordenadora: Profª Drª Ana Lúcia Gomes da Silva – UNEB/Mped/Difeba/Diverso
Vice Coordenadora –  Profª Drª Jane Adriana Vasconcelos Rios- UNEB/PPgeduc/Diverso

EMENTA: Cartografar a profissão docente na Educação Básica no território do Piemonte da Diamantina, tendo como recorte investigativo a cidade de Jacobina e como locos as escolas parceiras da rede pública estadual e municipal, através da cartografia da profissão docente no Piemonte da Chapada, em contextos de diversidade, de modo a mapear a presença das interseccionalidades de gênero, sexualidades, deficiências e raça/etnia. A importância e relevância deste estudo investigativo se justificam pela lacuna existente quanto a dados sistematizados que caracterizem o docente da Educação Básica seus perfis profissiográficos, realizando mapeamento estatístico nos bancos de dados sobre a profissão docente na cidade de Jacobina e ainda contribuir para a construção das cartografias das práticas pedagógicas em contexto de diversidade a fim de contribuir para alimentar o Observatório da profissão docente na Educação Básica.

Financiamento: Fapesb; Uneb.

Palavras-chave: Profissão docente. Educação Básica. Profissionalização. Diversidade.

IDENTIFICAÇÃO                                                                                  

Projeto de Pesquisa: Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”.
Instituição Executora: Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Coordenação: Váldina Gonçalves da Costa
Filiação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Cultura Digital
Grupo de Pesquisa: GEPEDUC – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura em parceria como o Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA/UNEB).
Período: 2018 – 2021 – Aprovado no edital demanda universal01/2018 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG.)
Área de Conhecimento: Educação
Subárea: Formação Docente – Práticas educativas –Processos formativos – Educação Básica

Ementa:

A relação entre a universidade e a escola tem sido um dos desafios centrais da pesquisa em educação, e em especial dos dois grupos de pesquisa interinstitucional da (Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade do Estado da Bahia), envolvidos nesse projeto e que resultou na criação de uma Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente. Os grupos apontam como questão orientadora do estudo: como se dá o processo de constituição da identidade docente, na educação básica e no ensino superior, tendo em vista as dicotomias existentes entre a realidade do exercício profissional e a formação dos professores/as. Um dos pressupostos que orienta esta pesquisa é a constituição de uma rede colaborativa entre o ensino superior e a escola básica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes da rede colaborativa visando o aprimoramento da docência e estreitando a relação universidade e escola básica. A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre identidade docente, profissionalidade, desenvolvimento profissional, saberes docentes, currículos, políticas educacionais e prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa longitudinal, “guarda-chuva”, que irá compor subprojetos de mestrado e iniciação científica das duas IES. Reafirma nosso propósito, com esta pesquisa, o estreitamento dos laços entre a universidade e a escola, por meio da realização da rede colaborativa, esperando que a referida rede se mantenha após o fim deste projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Rede colaborativa. Ensino Superior. Escola básica. Ensino Médio. Profissão Docente. Formação de professores.